O auto cuidado depois de um AVC é a melhor forma de desenvolveres uma relação de amor contigo.
No caminho da reabilitação / recuperação , o yoga surge como uma prática holística que fortalece o corpo, mas também nutre a mente e o espírito. Ao abraçares o yoga como uma ferramenta terapêutica complementar, estás a permitir que a sabedoria milenar desta disciplina oriental possa estar presente neste processo.
No coração da prática do yoga está a relação entre o corpo e a mente, uma sinergia essencial no processo de auto cuidado pós-AVC.
Os asanas (posturas) do yoga são adaptáveis, permitindo que te movas de forma consciente, respeitando as tuas limitações durante esta fase na tua vida. Ao praticares com atenção e foco , estás a nutrir a relação de amor contigo mesmo, honrando o teu corpo e aceitando-te como és neste momento.
A respiração, um pilar fundamental do yoga, torna-se uma aliada preciosa no processo de reabilitação / recuperação. As técnicas respiratórias (pranayamas) ajudam a melhorar a circulação sanguínea, a oxigenação do cérebro , a reduzir o stress e ansiedade, a lidares melhor com a fadiga e dor crónica, trazendo-te mais energia mais prana.
Quando dedicas tempo á prática da respiração consciente, estás a nutrir não apenas o corpo, mas também a mente, proporcionando um espaço para a calma e a clareza.
Através da prática regular de meditação estás a oferecer-te um refúgio interno onde podes fazer um caminho de aceitação e compaixão para contigo mesmo, permitindo que a verdadeira essência de auto – cuidado possa florescer, ao mesmo tempo que fortaleces a tua capacidade de enfrentar desafios. Ao praticares de forma regular estás também a promover um estado de equanimidade, permitindo-te observar os teus pensamentos e emoções sem te deixares envolver.
Na filosofia do yoga Ahimsa , o princípio da não-violência , está presente na relação contigo mesma(o), ao estares mais presente e consciente aprendes a cultivar uma atitude gentil e amorosa em relação ao teu corpo e á tua mente. Aceitar onde estás no momento presente, sem julgamento, é um passo fundamental para o verdadeiro auto-cuidado.
O auto cuidado pós-AVC, visto através da lente do yoga, é um caminho de auto-conhecimento , aceitação e amor. Ao incorporares as práticas do yoga na tua vida diária, estarás a construir uma base sólida para te (re) conectares, contigo mesma(o), mergulhares na tua essência mais profunda e cultivares uma relação de amor que perdurará ao longo do tempo em ti e na tua vida.