Quando olhamos para uma árvore que enfrenta uma tempestade, com chuva e ventos fortes, vimos que alguns ramos se podem partir e algumas folhas podem ser arrancadas, no entanto nestas condições se resistir vai fortalecer as suas raizes. Da mesma forma, as dificuldades da vida desafiam-nos, mas também nos enraizam mais profundamente na nossa resiliência e capacidade de superação.

A adversidade obriga-nos a sair da nossa zona de conforto e a enfrentar situações de que outra forma procuraríamos evitar  no entanto as adversidades são muitas vezes oportunidades de crescimento. disfarçadas.

Do meu ponto de vista as adversidades mais desafiadoras  são as que resultam de problemas de saúde, pois limitam-nos e inibem-nos de continuar a nossa vida muitas vezes da forma a que estávamos habituados. 

A vida é  um “continuum” uma sequência de etapas, experiências e eventos onde cada momento está ligado com o anterior e se por um lado a vida nos obriga a parar por alguns momentos ao mesmo tempo desafia-nos a continuar, oferece-nos  a oportunidade de escolher como queremos sentir e olhar para a vida.

Praticar a gratidão na adversidade é, muitas vezes, um ato de coragem. Obriga-nos a olhar para lá das dificuldades imediatas e a encontrar razões para agradecer. Não estamos a negar a dor ou a dificuldade mas tão só a reconhecer que, ainda assim nas circunstâncias mais difíceis e sombrias ainda há uma luz.

Gratidão na adversidade não é uma fórmula mágica que faz os problemas desaparecerem, mas é uma ferramenta poderosa que nos ajuda a navegar pelas tempestades da vida com mais esperança e resiliência. Ao escolhermos ser gratos, mesmo quando tudo parece estar a desmoronar-se , cultivamos uma força interior que nos permite enfrentar qualquer desafio com coragem e dignidade. Em última análise, é essa perspectiva de gratidão que nos ajuda a encontrar o nosso caminho, mesmo nos momentos de maior escuridão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *